segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Teoria dos Cinco Elementos

Na China, os Cinco Elementos eram designados como Wu-Hsing, sendo que Wu significa cinco e Hsing significa andar.
Os Cinco Elementos são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água e estes são os cinco elementos básicos que constituem a natureza.
Na Medicina Chinesa esta teoria é tão importante, porque todos os fenômenos dos tecidos e órgãos, da fisiologia e da patologia do corpo humano, estão classificados e interpretados pelas inter relações desses elementos.  
A Medicina Tradicional Chinesa faz correlação entre a fisiopatologia dos órgãos e tecidos e alguns fenômenos da natureza.


Cinco Elementos
Órgãos
Vísceras
Tecidos
Emoção
 Fator Clima
Madeira
Fígado
Vesícula biliar
Tendão
Irritabilidade
Vento
Fogo
Coração
Intestino delgado
Vascular
Alegria e Euforia
Calor
Terra
Baço - pâncreas
Estômago
Músculos
Preocupação
Úmidade
Metal
Pulmão
Intestino grosso
Pele e pêlos
Mágoas
Secura
Água
Rins
Bexiga
Ossos
Medo
Frio


A Madeira gera o Fogo, o Fogo gera a Terra, a Terra gera o Metal, o Metal gera a Água e a Água gera a Madeira. Por exemplo: a Madeira por meio da combustão gera o Fogo e promove a sua intensidade, já depois da combustão da Madeira restam as cinzas e elas são incorporadas à Terra e assim por diante no ciclo de geração.
Outro relacionamento na Teoria dos Cinco Elementos é o de Inibição que nos mostra a idéia de controle. Assim, a Madeira inibe a Terra, a Terra inibe a Água, a Água inibe o Fogo, o Fogo inibe o Metal e o Metal inibe a Madeira.


Aplicação dos Cinco Elementos nos sistemas do organismo:


Os órgãos podem ser classificados segundo os Cinco Elementos. 
O Coração é de Fogo; sua Mãe é o Fígado (Madeira) e seu Filho é o Baço (Terra). Se o Coração estivér enfraquecido como por exemplo em casos de depressão e falta de ânimo, devemos fortalecê-lo ou então tonificar o Fígado, que é sua Mãe. Se o Coração estivér em excesso, como em casos de agitação, insônia, estresse, devemos reduzir a sua energia, ou a do Baço, que é seu Filho.
Através desta teoria sabemos que o Pulmão pode ajudar a função dos Rins. O Fígado, ao fornecer glicose, fornece também energia vital para o trabalho do miocárdio. Os órgãos adrenais atuam na conversão do glicogênio em glicose pelo Fígado. O coração inibe o Pulmão, o Pulmão inibe o Fígado, o Fígado inibe o Baço, porque o Coração necessita de Oxigênio do Pulmão, que, por sua vez, necessita da energia gerada pelo Fígado. Nesse caso o volume de sangue necessário ao Fígado é fornecido, em parte pelo Baço.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podemos selecionar pontos que tratam harmonizando, tonificando ou sedando os órgãos que estão em desequilíbrio no organismo do paciente. A Teoria dos Cinco Elementos nos ajuda a identificar o problema!  

Referências: Acupuntura Clássica Chinesa. 
Dr. Tom Sintan Wen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário