Os pontos de Acupuntura, os chamados acupontos, estão localizados em áreas de baixa resistência da pele. São introduzidas agulhas para estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o hipotálamo e a hipófise na base cerebral.
O estímulo causado pela acupuntura chega até o hipotálamo e as glândulas pituitárias, responsáveis pela liberação de endorfinas e neurotransmissores. O que ocorre é um aumento de secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando a função imunológica.
As endorfinas desempenham um papel importante no funcionamento do sistema hormonal. A Acupuntura é indicada e extremamente eficiente para as dores nas costas, artrites, infertilidade, cefaléias, etc.
As substâncias liberadas nas sessões de Acupuntura não só causam relaxamento em todo o corpo, como também regulam a serotonina no cérebro. Isso explica a acupuntura como um bom tratamento para casos de Depressão.
Alguns exemplos de efeitos fisiológicos observados ao longo de tratamento contínuo são a redução de inflamações, o alívio da dor, bem como de espasmos musculares, além do aumento da contagem de células T, que estimulam o sistema imunológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário